segunda-feira, 1 de abril de 2013

Para que a Páscoa não tenha fim...



E a Páscoa vai findando... Vai?
Até onde o seu sentido real existe nas pessoas? Por quantos dias ela se perpetua?
É lindo ver os ovos de Páscoa... Os demais chocolates... As comidas típicas... O vinho!
Mas e quanto às pessoas que estão compartilhando dessas comidas?
Quem são? O que significam para você? E mais: o que elas significam pra você nesse dia de Páscoa, que significa RENASCIMENTO? Ah... e as que estão distante? E as que nem existem mais nessa vida terrena? Como cada uma contribui para você nesse dia?
Temos nos esforçado para que relacionamentos renasçam a cada dia? O próximo tem feito esforços também? E o mais intrigante: Até que ponto todos esses esforços são válidos? Mas, no fundo, esforços são sempre dignos... Sim, quando se deseja algo bom... Não é esse o ensinamento de Jesus?
Sabe, lembro das minhas tantas “Páscoas”... As brincadeiras da minha mãe de esconder os ovos de Páscoa para encontrarmos através de pistas escondidas por toda a casa... Os deliciosos chocolates em lindas embalagens para serem distribuídos entre a família e as pessoas da nossa rua... Aquela mesa farta e toda a família ao redor, agradecendo a Deus, entre palavras e gestos, por mais um ano de esforço pela união, apesar de qualquer diferença e desentendimento entre os membros. Aquele era mais um momento para dizer: “Ei, apesar de qualquer coisa, acima de qualquer coisa, estamos aqui para o que precisar”.
Páscoa é para se renovar, se libertar, refletir sobre nossas antigas atitudes, ajoelhar-se perante o Senhor, pedir perdão por elas e pedir que Ele renove o seu interior, que lhe oriente para maiores esforços em nome da bondade, ainda que em meio à maldade... em nome da esperança, ainda que em meio à certeza de que nada ou pouco mudará... 
Enfim, que a Páscoa não seja apenas uma data para se comemorar, mas principalmente para se praticar dia após dia...
Se Páscoa não tivesse o nome de Páscoa, eu acharia digno que ela se chamasse “Esperança”...
A vocês, que sempre contribuem para que esse sentido esteja vivo dentro de mim, para que eu me esforce cada vez mais a praticá-lo, errando e me renovando a cada dia, deixo o meu carinho e a certeza de que estou abraçando vocês em meio coração...
Que Deus abençoe a todos...
Samy Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário